• 27 FEV 15

    Processamento Auditivo (Central)

    • Processamento Auditivo (Central):

     

    Processamento Auditivo (Central) é um conjunto de habilidades auditivas específicas necessárias para compreensão do que ouvimos. É uma atividade mental, uma função cerebral, uma resposta multidimensional aos estímulos recebidos por meio do sentido da audição.

    Habilidades auditivas como: detecção, localização, fechamento, figura-fundo, integração binaural, separação binaural, reconhecimento, discriminação, memória e atenção. Comandadas pelo tronco cerebral e pelo cérebro, são necessárias para que o indivíduo interprete o que ouve.

    Atenção envolve habilidades relacionadas à maneira pela qual o indivíduo atenta a fala e aos sons do seu próprio ambiente.

    Discriminação envolve habilidades relacionadas à capacidade de distinguir características diferenciais entre os sons.

    Associação envolve habilidades relacionadas à capacidade de estabelecer uma correspondência entre o estímulo sonoro recebido e outras informações já armazenadas de acordo com as regras da língua. Integração envolve habilidades relacionadas a união de informações auditivas e informações de diferentes modalidade sensoriais.

    Prosódia envolve habilidades relacionadas a associação e a interpretação dos padrões supra-segmentais, não-verbais, da mensagem recebida, como ritmo, entonação, ênfase e contexto.

    Organização de saída envolve um conjunto de habilidades de seriação, organização e evocação de informações auditivas para o planejamento e para a emissão de respostas.

    O processamento auditivo da informação acústica é transformado, organizado, codificado e recodificado pelas estruturas auditivas. E o conjunto das habilidades específicas interpretam aquilo que ouvimos.

    A avaliação do Processamento Auditivo (Central) fornece informações sobre o comportamento auditivo e tem como finalidade: determinar ou não a presença de habilidades auditivas deficientes; ressaltar as habilidades preferenciais para a aprendizagem; descrever os parâmetros e extensões destas alterações; estabelecer diretrizes e critérios que possam auxiliar na elaboração de um programa de reabilitação. Indicado para crianças com dislexia, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de linguagem oral e escrita. Indicado para adultos com queixa de distração e/ou alterações de memória e com dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos.

    A bateria de teste inclui:

    • Tarefas monoaurais de baixa redundância
    • Tarefas de interação binaural
    • Tarefas de escuta dicótica
    • Tarefas de processamento temporal

     

    Procedimento
    Processamento Auditivo Central (a partir de 7 anos)
    Processamento Auditivo Central (de 3 a 7 anos)

     

    Preparo: Processamento Auditivo cerebral (PAC):

    • Trazer audiometria e impedanciometria recente (últimos 30 dias).
    • OBS: O paciente não deverá fazer o exame com fome, sono ou cansaço.
    • Se o paciente faz uso de Ritalina ou outro medicamento para distúrbio de atenção, deverá tomar 1 hora antes de iniciar o exame.